segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mel - Museu Etnográfico De Lavos

Com uma presença histórica de mais 700 anos, a Vila de Lavos, hoje com cerca de 5.000 Habitantes, concerne a sua génese nas mais diversas áreas do conhecimento.
Dada a sua relevância e heterogeneidade, um grupo de cidadãos independentes desta Vila, entende que, será de vital importância a criação de um Museu Etnográfico visando preservar as memórias da região, promovendo a cultura e a identidade Lavoense.
Situado na Vila de Lavos, concelho da Figueira da Foz o MEL – Museu Etnográfico de Lavos terá como base a reconstrução (estimada em 18 meses) de um edifico já existente de um armazém e servirá a preservação do espólio Cultural da região, salvaguardando materiais históricos no que respeita o labor, costumes agrícolas e piscatórios, desde a arte xávega aos marnoteiros, passando pela pecuária, gastronomia local, actividades lúdicas e de cariz religioso.
Para início de actividade do MEL, está previsto uma sala de exposição permanente constituída em grande parte por peças já existentes e dispersas por outras entidades locais (clubes, junta de freguesia, associações, etc.), bem como é esperado uma forte participação da população em geral na doação de outros. O MEL terá ainda lugar para exposições temporárias (delineadas atempadamente e dinamizadas periodicamente), sala de reuniões, centro de interpretação, pesquisa e apoio á investigação.
Segundo dados do instituto nacional de estatística o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento Turístico, Nacional e estrangeiros na Figueira das Foz, rondou os 175.740 indivíduos no ano de 2014, sendo que segundo os indicadores de atendimento nacionais e estrangeiros do posto de turismo da Figueira da Foz do mesmo ano foi de 10.956 Indivíduos.
Prevendo-se assim, que através de um plano de parcerias entre os demais agentes turísticos, desde o Roteiro dos Museus e espaços Museológicos da região Centro, Postos de Turismo, redes hoteleiras e instituições públicas e privadas o número de visitantes anuais do MEL poderá rondar os 50.000, potenciando actividades direccionadas ao mais variados Públicos, quer escolar, sénior, excursionista ou turista, sensibilizando a interacção da população em geral, promovendo a partilha de conhecimento.
https://www.facebook.com/MEL.lavos/

 Este projeto encabeçado por um grupo de LAVOENSES só terá futuro se todos  votarem até ao dia 15 de Outubro todos tem de estar registados para poder votar. O Museu só será uma realidade se todos  votarem


Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved